quarta-feira, 17 de agosto de 2011
17ª e 16ª Gestões - Andrea Neves da Cunha
17ª gestão
Presidente: Andrea Neves da Cunha
Período: janeiro de 2006 até a presente data
Governador:Aécio Neves da Cunha
Período de governo: 01.01.2003 a 31.12.2010
Andrea Neves da Cunha permanece na presidência do Servas, de janeiro de 2006 até a presente data. Neste período, além de dar continuidade aos programas já existentes, implementou novos projetos, em parceria com o Governo de Minas, empresas e entidades de classe.
São eles:
Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) – iniciativa pioneira no país, em parceria com o Sebrae-MG que busca apoiar municípios e cidadãos na gestão integrada de resíduos domésticos, industriais e comerciais. Oferece cursos, palestras e oficinas, além do Curso de Gestão e Negócios de Resíduos para estudantes do 3º ano do Ensino Médio da rede pública estadual visando, além da melhoria da qualidade de vida da população, a geração de trabalho e renda;
Brinquedotecas – O Programa Brinquedoteca é direcionado a crianças em escolas, creches e hospitais públicos e filantrópicos, oferecendo suporte lúdico a profissionais que lidam com esse público. É desenvolvido em três modalidades:
Brinquedoteca Móvel - Lançado em 17 de agosto de 2009, tem projeto arquitetônico especial desenvolvido por equipe técnica e criação registrada pelo Servas. É composta por dois módulos articulados e sobrepostos divididos em compartimentos com 96 itens como brinquedos, livros, lápis, jogos e DVDs. O módulo é equipado também com TV, DVD e MP4. O projeto atende a crianças e adolescentes de zero a14 anos.
Brinquedoteca Hospitalar - O Servas se responsabiliza pela adaptação dos espaços. Todas as unidades são equipadas com mobiliários específicos, equipamentos eletrônicos ( som, TV, DVD e computador) brinquedos pedagógicos, jogos e obras infantis, como livros, CDs e DVDs, para crianças até 14 anos.
Caixa de Brinquedos - Destinado a creches, foi lançado em fevereiro de 2004 . Desenvolvido em parceria com a (UFMG), usou a metodologia dos projetos Caixa de Brinquedos e Mala de Leitura, do Laboratório Brincar. O programa entregou kits, formados por 110 brinquedos e 27 livros, em embalagens separadas por faixa etária, de zero a 2 anos, de 3 e 4 anos e 5 e 6 anos, para creches de várias regiões do Estado.
Programa Vozes do Morro – lançado em março de 2008, pretende mobilizar comunidades de vilas, favelas e aglomerados de BH, além dos municípios de Ibirité, Ribeirão das Neves e Santa Luzia. O objetivo é dar voz a artistas solo ou grupos musicais dos diversos estilos, ao divulgar e valorizar a criatividade e o trabalho, o ineditismo e a diversidade de linguagens musicais de artistas que, muitas vezes, não são reconhecidos.
Centros Solidários de Educação Infantil, em parceria com o Governo de Minas – com recursos do Fundo para Infância e Adolescência (FIA Estadual) e do Servas, com apoio de empresas, constrói e equipa unidades de centros para crianças de zero a 6 anos, no interior do Estado.
Eficiência Energética - lançada no dia 27 de maio de 2009, a ação é desenvolvida em parceria com o Servas, Cemig e Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese) e permite mais conforto e segurança para as pessoas atendidas em instituições de assistência social com a instalação ou troca de equipamentos por aparelhos que gastam menos energia. Podem ser instalados equipamentos como aquecedor solar, recuperador de calor, geladeira eficiente, lâmpadas e chuveiros econômicos.
Conta com a Gente - A Ação Conta a Gente, desenvolvida em conjunto pelo Governo de Minas, por meio da Sedese, Copasa e Servas, com o apoio do Ministério Público, beneficia as entidades de assistência social atuando em dois eixos: subvenção e incentivo ao apadrinhamento das contas da Copasa. Lançada em novembro de 2009, a ação une forças com a Cemig, que possibilita esses mesmos benefícios nas contas de energia por meio de programa próprio
Campanha Volta, lançada em junho de 2006, a Campanha Volta, realizada em conjunto com o Governo de Minas por meio da Polícia Civil, tem como objetivo ajudar na localização de pessoas desaparecidas com a divulgação de fotos e dados por meio dos diversos meios de comunicação. Constitui uma rede de solidariedade que atua na localização de pessoas desaparecidas; sensibiliza adultos, cujos “desaparecimentos” são voluntários, a contactar suas famílias; orienta as famílias sobre medidas para evitar o desaparecimento de crianças e idosos; sensibiliza e orienta cidadãos sobre como procederem diante de crianças e adultos que precisam de ajuda.
Proteja Nossas Crianças, parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), a Campanha Proteja Nossas Crianças foi lançada em maio de 2008 com o objetivo de sensibilizar e incentivar a população a denunciar casos de violência doméstica e sexual cometida contra crianças e adolescentes por meio do telefone Disque Direitos Humanos 0800 031 1119. As denúncias são encaminhadas aos Conselhos Tutelares, ao Ministério Público e às polícias Civil e Militar. O sigilo é garantido ao denunciante que recebe um número de registro para acompanhar a investigação.
Campanha de Valorização da Pessoa Idosa - Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade em torno de ações para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com 60 anos ou mais, o Servas e o Governo de Minas lançaram, em 22 de outubro, no Palácio da Liberdade, a campanha de valorização da pessoa idosa. Para a campanha foram produzidos dois filmes, sendo que o primeiro a ser divulgado tem o cantor Zezé di Camargo, que aderiu à campanha não cobrando cachê, recitando a letra da música "Couro de Boi". O segundo mostra imagens de idosos sozinhos em casa, enquanto outras pessoas relatam uma rotina que não os inclui.
16ª gestão
Período: janeiro de 2003 a janeiro de 2006
Presidente: Andrea Neves da Cunha
Governador: Aécio Neves da Cunha
Período de governo: 01.01.2003 a janeiro de 2006
Nomeada pelo governador Aécio Neves para assumir a Presidência do Servas no período de 2003 a 2006, a gestão da presidente Andrea Neves da Cunha orientou os programas, projetos e ações da instituição com foco no apoio a entidades filantrópicas de serviços assistenciais.
Sob sua coordenação, em 2003, foi criado o Movimento Minas Solidária, parceria entre poder público estadual, municipal e a sociedade civil que levou, entre outras ações, à construção de 953 moradias em 60 municípios para as famílias desabrigadas pelas chuvas no Estado. Deu continuidade ao PMC, revitalizou e ampliou o Programa VitaVida, que hoje conta com quatro unidades industriais e gerou mais de mais de 3 milhões de refeições gratuitas no período.
Nessa gestão foram criados ainda:
Programa de Apoio às Entidades (PAE), em parceria com o Governo de Minas, que visa dar suporte a instituições sociais por meio da doação de equipamentos necessários ao seu funcionamento e que beneficiou cerca de 300 entidades;
Digna Idade – em parceria com o Governo de Minas e entidades empresariais, e com o apoio do Ministério Público Estadual, o Programa visa atender as entidades de longa permanência para idosos, mediante capacitação de seus profissionais, reformas e aquisição de equipamentos, com o objetivo de propiciar uma melhoria da qualidade de vida da população que vive nessas entidades - 368 instituições e 14.610 idosos foram beneficiados de 2003 a 2006;
Valores de Minas – em parceria com o Governo de Minas e entidades empresariais, voltado para adolescentes da rede pública estadual, o Programa oferece oficinas de dança/circo, música, artes plásticas, teatro e aulas de cidadania. Os alunos recebem uniformes, mochila, vale-transporte e refeições;
Centros Solidários de Educação Infantil, em parceria com o Governo de Minas – com recursos do Fundo para Infância e Adolescência (FIA Estadual) e do Servas, com apoio de empresas, constrói e equipa unidades de centros para crianças de zero a 6 anos, no interior do Estado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário