sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Estado assina ordem de serviço para início da construção do novo Campus da Uemg



BELO HORIZONTE (25/08/11) – A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectes) e a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) assinaram ordem de serviço para o início dos trabalhos de construção do Campus BH, no bairro Cidade Nova, obra âncora da Cidade da Ciência e do Conhecimento. A iniciativa vai atribuir à universidade condições de se posicionar como a terceira maior instituição pública do Estado, a partir do momento em que for finalizada a estadualização das seis fundações associadas.

A assinatura do acordo aconteceu na noite da última quarta-feira (24), durante solenidade que contemplou o professor Aluísio Pimenta com o título de Doutor Honoris Causa. No evento, o Governo de Minas apresentou um vídeo do projeto de construção do novo campus da Uemg, que terá o nome do professor homenageado.

Em seu discurso, o secretário Narcio Rodrigues reconheceu os méritos de Aluísio Pimenta e lembrou sua importância para a educação e a cultura no Brasil. O professor recebeu, das mãos do reitor da Uemg, Dijon Moraes, o diploma e o pelerine, marcando assim a tradição. Com 88 anos, Pimenta agradeceu a autorga do título de Doutor Honoris Causa - concedido pelos conselhos superiores da Uemg - e afirmou que continua com os mesmos ideais de antes para com a universidade e o ensino em Minas Gerais.

Participaram do evento o escritor Olavo Romano, o deputado João Victor Xavier, o presidente do Hidroex, Octávio Elísio; o desportista Amaury Horta, o publicitário Paulo Vasconcelos, os diretores e conselheiros da Fundação Renato Azeredo, o jornalista Ronan Ramos, representando o senador Eduardo Azeredo, o presidente do BDMG Cultural, Washington Melo, entre outros.

Cidade da Ciência e do Conhecimento

A proposta da Cidade da Ciência e do Conhecimento é convergir as atividades de ciência, tecnologia, pesquisa e desenvolvimento num mesmo espaço urbano, localizado na área que abrange os bairros Cidade Nova e Horto.

Além da interatividade entre as instituições que devem estar presentes no local, como a Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec), o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), o Jardim Botânico e o PlugMinas – Centro de Formação e Experimentação Digital, e a nova sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), o complexo irá assegurar visibilidade para as ações de desenvolvimento de ciência e tecnologia e aplicação de conhecimento. O espaço deve abrigar também um shopping e unidades de prestação de serviços diversos.
fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário