quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Servas capacita dirigentes e cuidadores de idosos de mais de 80 instituições da Região Metropolitana de BH



Servas capacita dirigentes e cuidadores de idosos de mais de 80 instituições da Região Metropolitana de BH


O Servas começou, nesta terça-feira (02/08/11), novas capacitações do programa de valorização da pessoa idosa, o Digna Idade, para mais de 80 instituições da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ao todo, serão capacitados cuidadores de idosos e gestores do programa de 261 entidades em oito polos regionais do Estado.


Realizada por meio de convênio do Servas com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Sedese em parceria com o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, a capacitação será realizada até setembro deste ano, para 1.110 pessoas. Indiretamente serão beneficiados cerca de 10 mil idosos.



A capacitação atende equipes de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) das regiões Sul, Jequitinhonha/Mucuri, Alto Paranaíba, Triângulo, Central, Mata, Rio Doce, Norte e Centro-Oeste, em Poços de Caldas, Teófilo Otoni, Araxá, Paracatu, Belo Horizonte, Montes Claros, Bom Despacho e Juiz de Fora. A primeira região a receber a capacitação foi Poços de Caldas, no Sul de Minas, seguindo-se Teófilo Otoni, Paracatu e Araxá.


Na capacitação, os cuidadores de idosos recebem informações e são preparados para o atendimento no dia a dia, desde o banho, como ministrar medicamentos até as doenças mais comuns, a reabilitação, primeiros socorros, terapia ocupacional, prevenção e nutrição. Por sua vez, os administradores de instituições têm a capacitação voltada para o gerenciamento racional e eficiente da instituição e atendimento à legislação e políticas públicas para o idoso.


“O Digna Idade é um programa de resultados concretos e rápidos, de respeito e valorização do idoso em nossa sociedade”, avalia a presidente do Servas, Andrea Neves da Cunha sobre o Programa lançado em outubro de 2003, concebido para garantir mais conforto, segurança e melhor qualidade de vida para as pessoas atendidas em instituições filantrópicas.


Além de oferecer apoio técnico, o Programa Digna Idade investe na estrutura física por meio de reformas e adaptações de instalações, na aquisição de equipamentos e utensílios de primeira necessidade e capacitação de pessoal nas áreas de gestão e atendimento. Já beneficiou mais de 17 idosos em 466 instituições filantrópicas de todas as regiões do estado.


Instituições atendidas




Do Recanto Salvador Pires, de Santa Maria de Itabira, a dirigente da instituição filantrópica e duas cuidadoras na capacitação. Vera Lúcia Duarte Bretas avalia a oportunidade como uma grande contribuição não só de conhecer a legislação para melhor administrar, como ainda sobre onde buscar recursos e também como sensibilizar e mobilizar a sociedade para ajudar na instituição.
Cuidadora na mesma instituição, há seis anos, Maria Antônia Ferreira da Silva “achava que sabia muito, mais está percebendo que tem muito a aprender para aplicar nesse trabalho. Outra cuidadora, Maria Deusiana Vital Prudêncio disse que está aprendendo muito sobre aspectos para melhor cuidar dos idosos, que a cada dia têm uma necessidade diferente. Elisabeth Efigênia Rosa Moreira, da Sociedade São Vicente de Paulo de São Joaquim de Bicas, considera a capacitação como cuidadora, muito valiosa, não só para aquisição de conhecimentos, como ainda como oportunidade trocas de experiências.


Em Belo Horizonte, a capacitação será realizada em duas etapas para atender as entidades de assistência ao idoso na Região Metropolitana. Na primeira etapa serão capacitados cuidadores de idosos e dirigentes de Alvinópolis, Asilo da Sociedade São Vicente de Paulo; Claúdio, Bom Samaritano Associação de Amparo; Lagoa Santa, Nossa Vivenda; Mateus Leme, Lar São Mateus; Matozinhos, Lar dos Idosos São Judas Tadeu/ SSVP; Morada Nova de Minas, Vila Vicentina da SSVP de Morada Nova de Minas; Nazareno, Lar dos Idosos Rosina de Paula; Paineiras, Vila Vicentina da SSVP de Paineiras; Paraopeba, Asilo Padre Augusto Horta; Rio Vermelho, Abrigo de São Vicente de Paulo; Sabará, Agremiação Espírita Casa do Caminho/Abrigo Irmã Tereza de Jesus; Santa Bárbara, Asilo Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; Santa Luzia, Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo; Santa Maria do Itabira, Asilo Recanto Salvador Pires; Santana de Pirapama, Conferência São Vicente de Paulo/Obra Unida Lar do Idoso Joaquim Cândido Ribeiro; São Joaquim de Bicas, Sociedade Particular São Vicente de Paulo; Senador Modestino Gonçalves, Associação de Amparo ao Idoso São Vicente de Paulo; Simonesia, Asilo São Vicente de Paulo; Tiradentes, Abrigo Tiradentes; Três Marias, Lar dos Idosos Antônio Frederico Ozanam.


Na segunda etapa, de 16 a 18 de agosto, serão recebidas as equipes de Augusto de Lima, Asilo São Vicente de Paulo; Baldim, Lar Boa Esperança São Vicente de Paulo; Barroso, Instituto Nossa Senhora do Carmo/Divisão Lar Nossa Senhora de Fátima; Belo Horizonte, Associação Cristã Feminina de BH - Recanto Feliz São Francisco de Assis; Belo Horizonte, Centro de Convivência Paulo Fagundes da Fonseca Penido; Brumadinho, Lar Padre Vicente Assunção; Buenópolis, Asilo São Vicente de Paulo da SSVP; Caetanópolis, Lar do Idoso Maria Augusta Teixeira ILPI; Caeté, Lar dos Idosos Padre Vicente Cornélio Borges; Capela Nova, Albergue dos Pobres do Conselho Particular da SSVP/Albergue dos Pobres; Capim Branco, Lar dos Idosos Recanto Feliz; Conceição da Barra de Minas, Asilo Raimundo Nonato Alvim; Conselheiro Lafaiete, Asilo Dr. Carlos Romeiro/Obra Unida à Sociedade de São Vicente de Paulo; Contagem, Casa Lar Amigo Presente; Crucilândia, Associação de Proteção dos Pobres; Desterro de Entre Rios, Lar dos Idosos Sagrado Coração de Jesus; Diamantina, Asilo de Idoso Frederico Ozanam; Dionísio, Lar São Vicente de Paulo; Felício dos Santos, Associação da Casa de Apoio Nossa Senhora Aparecida; Felixlândia, Lar dos Idosos Padre Patrício Pedro de Souza; João Monlevade, Lar São José da Sociedade São Vicente de Paulo; Vespasiano, Sociedade São Vicente de Paulo/Asilo Nossa Senhora da Auxiliadora.


fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário