terça-feira, 9 de agosto de 2011

Projeto Mães de Minas" busca reduzir mortalidades infantil e materna em todo o Estado

A Assessoria participou do lançamento do programa, trouxe cerca de 30 mulheres de vilas para conhecer o Mães de Minas, Confira detalhes do projeto:

O “Mães de Minas” é um conjunto de ações de saúde voltadas para proteção e cuidado da gestante e da criança, com a atenção integral à saúde desde o início da gravidez até o primeiro ano de vida do bebê. De acordo com o secretário de Saúde, Antônio Jorge, a intenção é que todas as gestantes mineiras sejam identificadas e acolhidas pelo Governo de Minas, utilizando de forma plena a Rede Viva Vida. Além disso, o trabalho é para que todas as crianças nasçam com dignidade e vivam com saúde.

“Mães de Minas é certamente a ação que mais me emociona, a ação que tenho a maior convicção de que será uma grande união de todos os mineiros, uma grande revolução e uma grande transformação. É a gestação o maior patrimônio da saúde. É, a partir de agora, uma obsessão de toda a sociedade mineira acolher e cuidar de todas as nossas gestantes. A vida merece esse cuidado”, afirmou o secretário Antônio Jorge.

Nove mães receberam os Kits Mães de Minas, que serão entregues a todas as atendidas pelo projeto, em parceria com o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas). A bolsa contém cobertor, toalha de banho, roupinhas, uma cartilha e alimentos para bebês

Uma das beneficiadas, Andreza Aparecida de Oliveira, de 33 anos, esta grávida de seis meses. “O projeto é ótimo e vai me atender em tudo o que preciso. É a minha primeira gravidez, sou marinheira de primeira viagem. Está sendo muito gratificante estar aqui hoje. Desejo à minha filhinha, Maria Gabriela, tudo de bom nessa vida, que ela nasça com muita saúde e perfeita. Pretendo ser para ela o que minha falecida mãe foi para mim”, planeja a dona de casa.

Também beneficiada, Camila Ferreira Reis, mãe de Júlia, com apenas dois meses de vida, teve todo o pré-natal realizada na rede pública de saúde. A estudante, de 16 anos, espera que, com o projeto, as mães possam ter o melhor atendimento possível e que sua filha tenha mais saúde e melhor atendimento durante seu primeiro ano.

O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, presente ao evento, lembrou que o Sistema Único de Saúde pode se organizar para ajudar a defender a estrutura da família, durante a gravidez, no momento da assistência ao parto e ao desenvolvimento da criança. Em seu pronunciamento, ele também destacou a importância do “Mães de Minas” para a melhoria dos índices de mortalidade infantil e materna.

Trabalho conjunto
Governo do Estado, municípios e organizações da sociedade civil vão trabalhar em parceria no projeto, com ações integradas de saúde, educação e assistência social. A Pastoral da Criança, que conta com 90 mil voluntários em Minas, será uma das parceiras, atuando na mobilização social. O projeto conta, ainda, com a parceria do Programa Oficina de Travessias, que engloba vários outras ações do Governo do Estado que estão garantindo melhores condições de vida para as famílias mais pobres. Entre elas estão o acompanhamento pré-natal e pediátrico, a garantia do registro de nascimento e o acompanhamento do desenvolvimento da criança.

Inicialmente, o projeto será implantado nas nove localidades onde o Travessia já funciona: Capim Branco, Confins e Mateus Leme, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e nas seis cidades mais vulneráveis, de acordo com o Índice Mineiro de Responsabilidade Social, da Fundação João Pinheiro: Matutina (Alto Paranaíba), Santo Antônio do Jacinto (Jequitinhonha), Itinga (Jequitinhonha), Ninheira (Norte), Presidente Kubitschek (Central), Arinos (Noroeste).

Para a efetivação do projeto, será implantado o Sistema de Identificação da Gravidez, que utilizará como fonte de identificação de gestantes os serviços que prestam assistência à mulher, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), os centros de referência ou as unidades de urgência, tanto da rede privada quanto da particular. Esse registro deverá ter o consentimento prévio da gestante, sendo preservados todos os direitos de informação e garantido o sigilo das informações coletadas.

O “Mães de Minas” também estará conectado ao Lig Minas, uma central de atendimento sobre serviços prestados pelas instituições do Governo de Minas, como ferramenta de interlocução direta com a gestante, sua família e com os serviços de saúde, com vistas ao monitoramento da mãe e bebê. O número do telefone para ligação de qualquer cidade mineira é o 155, que funciona em horário comercial e aos finais de semana com serviços restritos.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais


Autor: Agência Minas




Nenhum comentário:

Postar um comentário