Servas promove capacitação para gestores e cuidadores de idosos de 261 instituições Lançado em outubro de 2003, o Digna Idade, Programa do Serviço Voluntário de Assistência Social – Servas que atua para garantir mais conforto, segurança e melhor qualidade de vida para as pessoas atendidas em Instituições de Longa Permanência para Idosos – ILPIs vai capacitar cuidadores e gestores de 261 entidades em oito polos regionais o estado, começando por Poços de Caldas.
O Programa, além de oferecer apoio técnico, investe na estrutura física por meio de reformas e adaptações de instalações, na aquisição de equipamentos e utensílios de primeira necessidade e capacitação de pessoal nas áreas de gestão e atendimento.
Realizada por meio de convênio do Servas com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Sedese em parceria com o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, a capacitação, de junho a setembro, para 1.110 pessoas, entre dirigentes e cuidadores de idosos, vai beneficiar indiretamente 10.585 idosos.
“O Digna Idade é um programa de resultados concretos e rápidos. A capacitação é, além dos aspectos técnicos, a forma de o Governo de Minas, o Servas e os parceiros levarem aos idosos o carinho que merecem”, avalia a presidente do Servas, Andrea Neves da Cunha. Sobre as parcerias, que considera fundamentais para o sucesso da iniciativa, acrescenta: “Apenas a soma de esforços permite que alcancemos os resultados necessários”.
O Digna Idade está presente em 466 entidades de 414 municípios de todas as regiões do Estado, beneficiando mais de 17 mil idosos. Desde seu lançamento, já promoveu a capacitação de 2.321 pessoas, além investir em obras que garantem maior acessibilidade e mais conforto nas dependências das instituições, como a substituição de escadas por rampas, instalação de corrimãos, barras de apoio, revestimento de piso e montagem de sala de fisioterapia.
A capacitação será oferecida para as equipes de ILPI das regiões Sul, Jequitinhonha/Mucuri, Alto Paranaíba, Triângulo, Central, Mata, Rio Doce, Norte e Centro-Oeste, em Poços de Caldas, Teófilo Otoni, Araxá, Paracatu, Belo Horizonte, Montes Claros, Bom Despacho e Juiz de Fora.
Na capacitação, os cuidadores de idosos recebem informações e são preparados para o atendimento no dia a dia, desde o banho, como ministrar medicamentos até as principais doenças, a reabilitação, primeiros socorros, terapia ocupacional, prevenção e nutrição. Por sua vez, os administradores de instituições têm a capacitação voltada para o gerenciamento racional e eficiente da instituição e atendimento à legislação e políticas públicas para o idoso.
Em Poços de Caldas, primeiro polo a receber o curso, serão capacitadas as equipes de: Alterosa/ Divino Espírito Santo, do Lar São Vicente de Paulo; Andradas, Asilo São Vicente de Paulo; Andrelândia, Asilo São José da Conferência Vicentina Nossa Senhora do Porto; Baependi, Sociedade Beneficente Padre Vitor; Bueno Brandão, Recanto Santa Luzia; Caldas, Obra Unida Santo Afonso Maria de Ligório da SSVP; Cambuquira, Lar dos Velhinhos Irmã Marieta; Campo do Meio, Vila São Francisco de Assis – SSVP; Campos Gerais, Vila Vicentina de Campos Gerais da SSVP; Capetinga, Lar São Vicente de Paulo; Conceição do Rio Verde, Lar do Idoso São Benedito; Congonhal, Comunidade do Bom Pastor; Cordislândia, Casa do Idoso Sagrado Coração de Jesus; Delfinópolis, Lar São Vicente de Paulo de Delfinópolis; Divisa Nova, Associação Protetora de Divisa Nova; Itajubá, Associação Protetora dos Pobres/Lar da Providência; Itamogi, Sociedade Beneficente Lar dos Pobres Galdino Cardeal da Costa de Itamogi; Machado, Lar São Vicente de Paulo; Santa Rita de Caldas, da Obra Assistencial Monsenhor Auderigi.
Capacitação - Polo Poços de Caldas – Turma 1
Data: 14 a 16 de junho 2011
Horário: 8h às 18h
Local: SESC - Endereço: Rua João Inácio Dalmont, 65 – Funcionários - Tel: (35) 3722-1393
Contato para entrevista: Vera Lúcia Lemos Santos, coordenadora do Programa Digna Idade, telefones (31) 8787-5441 ou (31) 9208-
fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário