quinta-feira, 30 de junho de 2011

Governo de Minas discute política de abrigamento para mulheres vítimas de violência

29/06 - Governo de Minas discute política de abrigamento para mulheres vítimas de violência
Pensando em promover melhorias na política de abrigamento às vítimas de violência doméstica, a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres (Cepam), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), reuniu representantes das Casas Abrigos de seis municípios, nessa terça-feira (28). O objetivo do encontro foi ampliar o apoio e a parceria do Estado às instituições municipais.


“A lei (Maria da Penha) provocou uma demanda maior pelo abrigamento e essa é uma oportunidade de buscarmos alternativas para que possamos aprimorar a prestação do serviço e atender as vitimas de violência da melhor maneira possível”, ressaltou a coordenadora Especial de Políticas Públicas para Mulheres, Eliana Piola.


Minas Gerais conta com casas abrigos nos municípios de Governador Valadares, Juiz de Fora, Poços de Caldas, Contagem, Uberaba e Belo Horizonte. Além dos representantes dessas cidades estiveram presentes profissionais de Sabará, delegadas de Ibirité e da capital mineira, psicólogas, assistentes sociais e pessoas que compõem a rede de proteção à mulher.


Piola lembrou ainda que o abrigamento é uma medida tomada em caso extremo. “Muitas vezes as mulheres não querem deixar a casa e sair do convívio familiar, mas o abrigo é a solução imediata em caso de ameaça de morte. Por isso, temos a preocupação em reconstruir a vida das mulheres durante a permanência na casa. Pode ser que a mulher precise, por exemplo, de qualificação profissional para o ingresso no mercado de trabalho”, destacou a coordenadora.


As casas abrigos têm, em média, capacidade para dez famílias (dependendo do caso as mães podem levar os filhos).


Criada em 2007, a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres desenvolve várias ações que visam garantir e preservar os direitos das mulheres.

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário