terça-feira, 6 de dezembro de 2011
Municípios ganham primeiras agências do Banco Travessia
Sabará, Confins e Capim Branco serão os primeiros municípios a ganhar agências do Banco Travessia. As inaugurações serão na próxima semana. A unidade de Sabará vai funcionar na Rua da República, 58, Centro. A inauguração está confirmada para segunda-feira (5), às 10h. Mais de 1.700 famílias foram identificadas em situação de privação escolar e poderão ser beneficiadas no município.
Já o Banco Travessia de Confins vai funcionar na Rua Gameleira, 1.021, Centro. Cerca de 600 famílias devem ser atendidas. Em Capim Branco, onde a iniciativa deve beneficiar 840 famílias, a agência será na Praça Jorge Ferreira Pinto, s/nº. As inaugurações serão terça (6) e quarta-feira (7), respectivamente, às 10h, nos locais onde vão funcionar as agências.
Iniciativa pioneira do Governo de Minas, o Banco Travessia, lançado em 2 de setembro deste ano, visa incentivar o retorno e a inserção de pessoas aos estudos. Cada morador dessas cidades inserido no programa e que retomar os estudos vai abrir uma poupança para a família no Banco Travessia. Se passar de ano, garante mais dinheiro no banco. Cada ação da família que garanta mais qualificação profissional ou eleve o nível de escolaridade também será transformada em mais dinheiro na poupança. A pessoa receberá uma moeda de troca chamada “Travessia”. Cada Travessia equivale a R$ 1,00. Depois de dois ou três anos, a família retira toda a quantia depositada, que pode chegar a R$ 5 mil.
Uma das formas para identificar as famílias beneficiadas pelo Banco Travessia é o Projeto Porta a Porta, pioneiro no país e busca, de casa em casa, pessoas consideradas “invisíveis” para as políticas públicas, por viverem à margem da sociedade. A identificação dessas pessoas por meio do Porta a Porta é realizada com a aplicação de questionários que envolvem perguntas no âmbito da saúde, educação e padrão de vida.
Público-Alvo
O público-alvo do Banco Travessia são famílias com pelo menos uma privação educacional. Essa situação ocorre quando pelo menos um membro da família, com mais de 14 anos de idade, ainda não completou cinco anos de escolaridade, ou pelo menos uma criança da família, em idade escolar, não frequenta a escola.
O Banco Travessia faz parte do Programa Travessia, que combate a pobreza nas cidades com graves privações sociais em Minas. O combate é feito por meio da ação integrada e simultânea de secretarias e órgãos estatais, nas áreas de saúde, educação, geração de renda, infraestrutura urbana, saneamento e capacitação profissional.
fonte:
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário