terça-feira, 6 de dezembro de 2011
Moradores de Sabará dão boas-vindas ao Banco Travessia
Moradores do município de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), que queiram voltar a estudar ou entrar pela primeira vez em uma sala de aula já podem contar com o Banco Travessia como aliado. A agência foi inaugurada nesta segunda-feira (5), no próprio local de funcionamento da unidade (Rua da República, 58, Centro). “Esta é uma oportunidade para que as famílias voltem a estudar. Muitos ainda vão aprender a ler e isso é mais importante do que o valor simbólico que as pessoas vão receber quando concluírem os estudos”, destacou o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, deputado Wander Borges.
A dona de casa Iuva dos santos, de 41 anos, faz parte de uma das 1.700 famílias previstas para serem beneficiadas pelo Banco Travessia, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). Ela não completou o ensino fundamental e está ansiosa para retomar os estudos. “Meu filho também vai voltar a estudar e, juntos, vamos dar força um para o outro. O estudo faz muita falta na hora de conseguir um emprego e preciso conseguir uma boa oportunidade para oferecer um futuro melhor para os meus filhos. Também quero ter condições para acompanhar o desempenho dos meninos da escola”, disse Iuva, que participou da inauguração da agência.
Já Iraci Cristina Lemos, de 57 anos, nunca frequentou uma sala de aula e quer aprender a escrever, para assinar documentos. “Às vezes preciso resolver alguma coisa para meus netos, mas não sei escrever. Estou muito feliz com a novidade”, destacou.
A subsecretária de Projetos Especiais, Roberta de Lima, a subsecretária de Assistência Social, Nívia Soares, o prefeito de Sabará, Willian Borges, o vice-prefeito, Argemiro Ramos, o secretário Municipal de Educação, Alair da Conceição, entre outras autoridades também prestigiaram o evento.
Próximas inaugurações
Nesta terça-feira (6), será a vez dos moradores de Confins receberem a novidade. A inauguração será às 10h, na própria unidade (Rua Gameleira, 1.021, Centro). A estimativa é que 600 famílias sejam atendidas.
Na quarta-feira (7), a festa será em Capim Branco, onde a iniciativa deve beneficiar 840 famílias. A inauguração será na agência (Praça Jorge Ferreira Pinto, s/nº), às 10h.
Além dessas, outras sete cidades vão receber, até o dia 22 de dezembro, unidades do Banco Travessia (Presidente Kubitschek, Arinos, Matutina, Juiz de Fora, Ninheira, Santo Antônio do Jacinto, Itinga).
Banco Travessia
Iniciativa pioneira do Governo de Minas, o Banco Travessia, lançado em 2 de setembro deste ano, visa incentivar o retorno e a inserção de pessoas aos estudos. Cada morador dessas cidades inserido no programa e que retomar os estudos vai abrir uma poupança para a família no Banco Travessia. Se passar de ano, garante mais dinheiro no banco. Cada ação da família que garanta mais qualificação profissional ou eleve o nível de escolaridade também será transformada em mais dinheiro na poupança. A pessoa receberá uma moeda de troca chamada “Travessia”. Cada Travessia equivale a R$ 1,00. Depois de dois ou três anos, a família retira toda a quantia depositada, que pode chegar a R$ 5 mil.
Uma das formas para identificar as famílias beneficiadas pelo Banco Travessia é o Projeto Porta a Porta, pioneiro no país e busca, de casa em casa, pessoas consideradas “invisíveis” para as políticas públicas, por viverem à margem da sociedade. A identificação dessas pessoas por meio do Porta a Porta é realizada com a aplicação de questionários que envolvem perguntas no âmbito da saúde, educação e padrão de vida.
fonte:
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário