segunda-feira, 18 de julho de 2011

Palavras do governador sobre o programa Movimento Minas

Olá Minas Gerais este é o Palavra do Governador, um programa onde o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia conversa com os mineiros. Como vai governador?

Antônio Anastasia - Estou muito satisfeito por estar aqui, mais uma vez, conversando com toda Minas Gerais.

O Governo de Minas lança agora um programa ousado, o Movimento Minas, que quer estimular a participação do cidadão usando a internet e as redes sociais. Como é que vai funcionar este programa?

Antônio Anastasia - Este é um programa muito ousado. Acabamos de lançar aqui em Minas uma iniciativa pioneira no Brasil, este Movimento Minas. O que significa? É bom lembrar que há alguns anos no início do governo Aécio Neves, no seu primeiro mandato, Minas também inovou com o programa Choque de Gestão, que ficou tão conhecido, em Minas, no Brasil e mesmo no mundo, quando colocamos as finanças do estado em ordem e melhoramos a prestação dos serviços públicos. No segundo mandato do governador Aécio neves, lançamos a idéia do Estado para Resultados, ou seja, o poder público funcionando bem para que as pessoas sentissem no seu dia a dia a melhoria na educação, na saúde, na segurança, na infraestrutura. E agora, em meu mandato, estamos inovando mais uma vez. É o estado funcionando em rede. O que significa isso? Em primeiro lugar, de maneira coordenada, de maneira integrada e harmônica com a necessidade da participação do cidadão. Nós devemos saber que o poder público conduz as questões de governo, realiza as políticas públicas, mas o governo sozinho não consegue fazer tudo. É fundamental que cada indivíduo, cada pessoa, cada cidadão também participe – e participe de modo ativo, dando a sua sugestão, apresentando a sua crítica, mostrando uma determinada reivindicação, trazendo uma idéia. E este movimento é exatamente o grande local onde todos estes debates vão ocorrer. Nós vamos ter projetos importantes na área da educação, da saúde, da segurança... E vamos indagar dos mineiros: como vamos chegar lá? Como vamos melhorar o desempenho do estado com a participação do cidadão? Porque, já percebemos, observando a realidade de outros países, que aqueles que são mais desenvolvidos do que o Brasil, eles conseguiram avançar mais porque a sociedade organizada participou também, no seu cotidiano, da construção daquela nação. Precisamos disso também aqui no Brasil. E Minas Gerais, portanto, dá esse exemplo com o Movimento Minas, ou seja, vamos trazer o cidadão para participar, por meio das redes sociais, interagirem com o governo, trazer as suas idéias e, através de debates, discussões de sites nós vamos construir determinadas políticas públicas.E será uma política pública mais legítima porque ela vai contar também com a sugestão e a participação de cada indivíduo, de cada cidadão, de cada entidade, de cada organização da sociedade civil.

Ou seja, é preciso que a gente entenda que a democracia é uma coisa de todo dia. Construir o futuro não é algo para ser pensado só na hora da eleição, não é governador?

Antônio Anastasia - É fato. Nós não podemos imaginar que a democracia funcione só no dia da eleição. Eleição é fundamental, é a base do processo democrático. Mas nós devemos hoje abrir todos os canais de comunicação, até porque, felizmente, a tecnologia nos permite. Hoje é muito fácil que um cidadão, em qualquer local de Minas Gerais, quer no menor e mais distante município, tenha acesso imediatamente às políticas públicas do governo, apresente ali suas sugestões, suas idéias - e também suas críticas ou reivindicações – através do sistema de redes na internet.Então, isso facilita muito. Vamos usar os instrumentos da tecnologia, a favor da democracia, a favor da participação. Vamos chamar os cidadãos mineiros para este Movimento Minas. Que Minas queremos daqui a 20, 30 anos? É isto que queremos ouvir, que queremos construir coletivamente. O governo chama, portanto, a sociedade civil, os empresários, as universidades, os sindicatos, os trabalhadores, todos, para que possamos, juntos, construir este nosso futuro.

Mesmo quem não tem internet em casa pode participar deste projeto?

Antônio Anastasia - Não há dúvida. Nós temos hoje em Minas Gerais diversos Centros de Vocação Tecnológica. Temos centenas de Telecentros. Nós sabemos que as nossas escolas estaduais e também as municipais estão equipadas com a internet e, hoje, o acesso é positivo e vai crescendo a cada dia. Nós estamos imaginando um processo que começa agora e que vai se desdobrar nos próximos anos. Cada vez mais as pessoas terão acesso à internet e, por isso mesmo, é mais um estímulo para que isso ocorra. E queremos que esta participação ocorra em toda Minas Gerais, em todos os segmentos da nossa sociedade.

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário