SÃO GONÇALO DO PARÁ (20/07/11) - O governador Antonio Anastasia participou, nesta quarta-feira (20), em São Gonçalo do Pará, no Centro-Oeste do Estado, da 1ª Reunião Itinerante da Diretoria da Associação Mineira de Municípios (AMM). Durante o encontro, que contou com a presença de 100 prefeitos, Anastasia destacou o compromisso do Governo do Estado de trabalhar em parceria com os municípios para o desenvolvimento econômico e social de todas as regiões de Minas Gerais.
“Sabemos, e eu sempre disse isso, que os prefeitos são aqueles que recebem o primeiro esforço da população. A população em primeiro lugar se queixa e solicita determinadas medidas ao prefeito municipal. Então o prefeito é, corretamente, o grande intérprete dos anseios de cada cidade. Por isso precisamos fazer sempre, em colaboração com a prefeitura, as obras de infraestrutura, de saúde, de educação, relativas a saneamento, atração de investimentos”, disse Anastasia, durante o evento.
O governador ressaltou a importância da política municipalista para o desenvolvimento do Estado e do país. Desde 2003, o Governo de Minas adota política pública que prioriza convênios com prefeituras, com objetivo de apoiar ações para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Em 2011, foram assinados 781 convênios com municípios, com investimentos de R$ 526,7 milhões.
“Minas Gerais é o Estado mais municipalista do Brasil e, por isso, vamos continuar nesse mesmo esforço e nessa mesma vereda. A política municipalista é muito importante, porque nós sabemos que no governo federal, no governo estadual, nos governos municipais, nós não conseguimos realizar, sozinhos, as grandes obras necessárias para o desenvolvimento do Estado, do país e do município”, afirmou Anastasia.
Agenda positiva
Acompanhado por deputados estaduais e federais, o governador foi recebido pelo prefeito de São Gonçalo do Pará e presidente da AMM, Angelo Roncalli, que entregou a Anastasia um documento intitulado “Agenda Positiva dos Municípios Mineiros com o Governo de Minas”. A pauta de reivindicações inclui propostas nas áreas da saúde, educação, segurança, infraestrutura e desenvolvimento regional. Antes do seu pronunciamento, Antonio Anastasia ouviu propostas e sugestões de prefeitos que compõem a associação.
O governador lembrou que várias propostas apresentadas pelos prefeitos passam por análise e ação do Poder Legislativo estadual e federal, além do apoio da própria União. Ele ressaltou, no entanto, que vai trabalhar para que a agenda seja “positiva e real”.
Anastasia disse que fará o possível para participar de outras reuniões com prefeitos. A proposta da AMM é realizar dez reuniões itinerantes, abrangendo todas as regiões do Estado. A próxima está prevista para setembro, na região dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
Dia da Amizade
O presidente da AMM, Angelo Roncalli, lembrou que, no dia em que se comemora o Dia da Amizade, o evento foi uma forma de estreitar os laços entre o Governo de Minas e as administrações municipais.
“O governador Antonio Anastasia tem compromisso com os municípios mineiros, porque está sempre presente, visitando as cidades, sobretudo as menores. É um governador que todos nós respeitamos, pelo seu posicionamento e pela maneira como trata os prefeitos. Queremos aproveitar esse bom relacionamento e, no Dia da Amizade, estreitamos os laços entre os municípios e o Estado”, disse Angelo Roncalli.
Já o prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, eleito recentemente para assumir a Frente Mineira de Prefeitos (FMP), aprovou o formato do encontro e o permanente diálogo com o governador Antonio Anastasia. “O apoio do governador Antonio Anastasia é fundamental para que a parceria com os prefeitos avance ainda mais. Essa reunião, portanto, cumpre o papel de discutir e achar soluções conjuntas para os nossos problemas”, disse Vladimir Azevedo.
fonte:

Nenhum comentário:
Postar um comentário