segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Governo de Minas leva Sine Móvel a cidades atingidas pelas chuvas



BELO HORIZONTE (13/01/12) - Preocupado em reconstruir os municípios e a dignidade dos cidadãos mineiros atingidos pelas chuvas e enchentes, o governador Antonio Anastasia, mobilizou a Unidade Móvel de Atendimento ao Trabalhador (Sine Móvel-MG), da Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete), para auxiliar, juntamente com outras secretarias e órgãos, a retirada das segundas vias de documentos básicos e imprescindíveis.

Na próxima segunda, terça e quarta-feira (16 a 18), o Sine Móvel-MG estará no município de Guidoval, na Zona da Mata, emitindo Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e também postando o seguro-desemprego dos trabalhadores requerentes. Na quinta, sexta e sábado (19 a 21), o atendimento será realizado no município de Além Paraíba.

Essa é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Sete e da Defesa Civil Estadual, que, em parceria com a Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego, vai assegurar aos trabalhadores os seus direitos e benefícios. A Polícia Civil também estará emitindo carteiras de identidade. E, por intermédio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), o Sindicato dos Oficiais do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado de Minas Gerais (Recivil), vai emitir segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito.

De acordo com o secretário Carlos Pimenta, a Sete também fará o levantamento das demandas dos cursos de qualificação profissional nos municípios, a fim de ajudar na sua reconstrução, por meio do programa Usina do Trabalho. “Enviamos uma equipe técnica para planejar a execução de cursos gratuitos na área da Construção Civil. Queremos formar cerca de 100 profissionais em cada município, entre pedreiros, bombeiros hidráulicos, eletricistas, pintores e carpinteiros. Eles terão não só uma profissão digna para sustentar suas famílias, mas, já com as aulas práticas, a oportunidade de ajudar na reconstrução dos bens públicos da cidade”, declara.

Técnicos da Sete estão elaborando um projeto que será encaminhado ao governo federal, para verificar a possibilidade da liberação de verbas para a qualificação profissional, a fim de atender mais cidades atingidas pelas chuvas e beneficiar mais cidadãos. Além disso, a Secretaria está firmando parcerias com setores da sociedade civil para obter implementos para a elaboração dos cursos.

O Sine Móvel vai percorrer, nas próximas semanas, outros municípios atingidos pelas chuvas e que não possuem unidades do Sine, de acordo com a necessidade apresentada pela Defesa Civil. Durante todo o ano, mais municípios mineiros serão visitados, também com a prestação de serviços de intermediação de mão de obra e informações sobre o mercado de trabalho.

Outras ações do Governo de Minas

O governador Antonio Anastasia, dentre todas as ações preparatórias para o enfrentamento ao período chuvoso, com foco nas medidas preventivas, anunciou uma série de medidas para minimizar os efeitos das chuvas para a população e as atividades empresariais, como a distribuição de alimentos, colchões e cobertores, além de água potável, lonas, roupas, telhas e kits higiênicos. As áreas de transportes e obras públicas, saúde e abastecimento de água também tiveram ações emergenciais para o retorno imediato à normalidade nas cidades.
fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário