quarta-feira, 4 de janeiro de 2012
Governador discute com equipe situação dos 108 municípios afetados pelas chuvas em Minas
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável presta apoio á Defesa Civil Estadual nas ações de divulgação e capacitações relacionadas ao enfrentamento de enchentes, além de monitorar barragens e reservatórios em risco no Estado.
A Semad está elaborando o mapa de inundações do Estado, juntamente à Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Gerência de Apoio aos Comitês de Bacias Hidrográficas e Gerência de Monitoramento Hidrometeorológico do Igam, Agências e Comitês de Bacias Hidrográficas. O mapeamento está 60% concluído. A previsão de conclusão é em fevereiro de 2012.
A Secretaria colocou à disposição da Cedec suas aeronaves para o atendimento das demandas emergenciais durante do período chuvoso. Também disponibilizou um caminhão baú para abastecer os depósitos avançados da Defesa Civil.
No dia 18 de dezembro foi verificado o rompimento da primeira de um complexo de três barragens, em Vianópolis (Betim). Durante a vistoria os técnicos realizaram rebaixamento dos vertedouros e abertura e aumento da vazão do ladrão na saída da barragem maior. Houve inundação de três domicílios, sem vítimas.
No dia 22 de dezembro, foi realizada vistoria na Usiminas, em Itatiaiuçu, onde ocorreu deslizamento da pilha e assoreamento do dique que começou a verter uma água bastante turva. Os técnicos acompanham as medidas de correção.
No dia 29/12 foi realizada vistoria na pilha de estéril da Mina Serra Azul, de propriedade da Arcelor Mittal. Foi constado processo de acomodação da pilha com desmoronamento da ombreira esquerda em função do excesso de chuvas na região. A empresa já havia iniciado os trabalhos de recomposição e, considerando que os danos ficaram restritos à área interna, foram adotadas medidas tecnicamente adequadas para situações desse tipo. No dia 2/01 a empresa relatou que devido às fortes chuvas ocorreu rompimento da barragem auxiliar.
Saúde
A Secretaria de Estado da Saúde não registrou aumento do número de doenças transmissíveis por água como leptospirose nem ocorrência de óbitos relacionados a este tipo de doença transmissível. De acordo com a Secretaria ainda não houve o aumento da demanda por leitos hospitalares.
A SES tem orientado a população para evitar entrar em águas das enchentes e o contato com escombros, que podem conter animais peçonhentos. Esta orientação tem sido realizada diretamente pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos municípios em que atuam.
Neste período de chuvas a SES manteve o calendário normal de vacinação, levando em conta que ainda não ocorreram causas específicas que exigissem a alteração.
Apesar do volume intenso de chuvas, a Secretaria de Estado da Saúde registrou redução no número de casos de dengue. Minas Gerais registrou redução de 77% do número de casos notificados de dengue. Em 2010, foram registrados 261.915 casos e, em 2011, este número caiu para 64.199.
Desenvolvimento Social
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), responsável pelo monitoramento do Programa Bolsa Família em Minas Gerais, está em contato com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) no sentido de viabilizar o adiantamento da parcela do benefício do Programa Bolsa Família, referente ao mês de janeiro, para as pessoas atendidas pelo programa nas cidades que decretaram estado de emergência em razão das chuvas.
O pagamento da bolsa família é feito, normalmente, de forma escalonada, de 25 a 31 de janeiro. Com a antecipação, todos os beneficiados devem receber o recurso no dia 18. O valor mínimo pago pelo programa é de R$ 36 e o máximo de R$ 306.
fonte:
Marcadores:
antonio anastasia,
defesa civil,
Governo de Minas,
secretaria de saude,
sedese
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário