Prorrogadas as inscrições para músicos e bandas de todos os gêneros, moradores de áreas de vulnerabilidade social de 34 municípios, podem inscrever sua produção musical, inédita, para a seleção do Vozes do Morro 2011/2012. Serão 13 selecionados que terão sua música promovida e divulgada em emissoras de rádio e televisão.
O Vozes do Morro, uma iniciativa do Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Cultura em parceria com o Serviço Voluntário de Assistência Social – Servas e Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de Minas Gerais – SERTMG, é um programa inédito no país, lançado em 2008, quando recebeu 499 inscrições.
“O Vozes do Morro é um programa de democratização, de inclusão cultural e social que privilegia o ineditismo e estimula a diversidade de linguagens musicais, que cria oportunidades e rompe barreiras. Por meio da música, com seu poder aglutinador, dá o tom de uma ação valorizando ações que mobilizam os moradores dessas localidades”, avalia Andrea Neves, presidente do Servas.
São importantes os resultados alcançados pelo Vozes do Morro na promoção e divulgação da produção musical de moradores de vilas, favelas e aglomerados avalia Francisco Bessa, presidente do SERTMG que, por meio das emissoras filiadas, divulga gratuitamente os selecionados de cada ano.
A cada ano, artistas renomados como Fernanda Takai do Pato Fu, Flávio Venturini, Rogério Flausino do Jota Quest, Samuel Rosa do Skank, Vander Lee, Lô Borges, o Renegado, Tianastácia, André Valadão e Victor e Leo apoiam o programa.
Alavancados pelo Vozes do Morro, os selecionados dos diversos anos trilham caminhos próprios, com agenda de shows cheia, gravação de CDs com repertório próprio, reconhecimento nas ruas e no meio artístico e até carreira internacional, como é o caso de Tom Nascimento e Rafael Dias, selecionados de 2008 que têm apresentações na Inglaterra, Itália e França, entre outros países europeus. Os dois também se apresentaram no Espaço Cultural às terças-feiras, na Cidade Administrativa, que teve atrações como U-Gueto, selecionado de 2008 e Cabral, de 2010, entre outros já convidados para os próximos meses.
Valorização das comunidades
Além da divulgação de suas músicas, os selecionados participam do Curso “Nosso Negócio é Música”, ministrado pelo Sebrae-MG, parceiro do Programa, concebido especialmente para prepará-los para a gestão da própria carreira. O curso oferece noções de mercado, planejamento estratégico, que inclui estruturação das bandas e marketing; finanças, com fluxo de caixa e formação de preço; e venda e mercado, além de técnicas de negociação.
Os selecionados passam a ser também uma nova referência nas comunidades. O sambista Geraldo Magnata sentiu os efeitos do Programa não só no número de shows e fãs e na venda do CD “Geraldo Magnata – Vai que eu tô te vendo”, gravado em 2009. “É muita gente que me para e diz que me viu na TV.” Léo Inseto, do Favela Groove, que forma dupla de rap com D.B, garante que “com o respaldo do Vozes estamos indo longe. O eco do programa é grande”.
“Mais importante é que esse Programa aumenta a auto-estima dos moradores dessas regiões, fazendo também com que sintam orgulho do lugar onde moram. Tem conseguido mudar o olhar da população em relação à sua própria comunidade”, atesta Cris do Morro, coordenador do Programa até 2010. “Outro resultado positivo é a geração de renda, pois vários dos artistas passam a se dedicar apenas à música”.
“A visibilidade, o reconhecimento das pessoas das periferias tem uma repercussão muito para a auto-estima das comunidades”. K-du dos Anjos, que é da comunidade do Aglomerado da Serra, avalia o poder do Programa de mudar as comunidades. Danilo Fernandes, vocalista do Cajaba, outro selecionado de 2009, conta que a agenda de show triplicou e a banda rompeu as fronteiras de Minas.
O candidato pode inscrever até duas músicas e os 13 selecionados terão suas músicas divulgadas e valorizadas, por meio de clipes e spots, em espaços cedidos gratuitamente pelas emissoras de radio e televisão do Estado, o que significa tornar seu trabalho conhecido. O resultado será publicado no Minas Gerais no site do Vozes do Morro www.vozesdomorro.gov.br.
Inscrições - Servas e Correios
Participam os 34 municípios da RMBH: Baldim, Belo Horizonte, Betim, Brumadinho, Caeté, Capim Branco, Confins, Contagem, Esmeraldas, Florestal, Ibirité, Igarapé, Itaguara, Itatiaiuçu, Jaboticatubas, Juatuba, Lagoa Santa, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Nova Lima, Nova União, Pedro Leopoldo, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Rio Manso, Sabará, Santa Luzia, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, Sarzedo, Taquaraçu de Minas e Vespasiano.
- Servas - das 9h às 16 horas – Av. Cristóvão Colombo 683 – Funcionários – BH
- Correios: o candidato deverá enviar o envelope lacrado, com Aviso de Recebimentos (AR) para Programa Vozes do Morro – Edição 2011 para - Serviço Voluntário de Assistência Social – Servas – Av. Cristóvão Colombo 683 – Funcionários CEP 30140-140 – BH – MG.
O dia 26 de outubro de 2011 é a data final para envio da inscrição, comprovada pelo carimbo de postagem do Correio.
Resultado: Será publicado no Minas Gerais e no site do Vozes do Morro www.vozesdomorro.gov.br.
fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário