quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Cursos de qualificação profissional do PlanTeQ formam 3.669 alunos em setembro

BELO HORIZONTE (20/09/11) - Um dos objetivos do Governo de Minas é promover a qualificação profissional dos cidadãos, fomentando o mercado de trabalho. Nesse contexto, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete), 3.669 pessoas se formarão em setembro, nos cursos de capacitação do PlanTeQ realizados em todo o Estado, 2.868 na primeira quinzena e 801 na segunda.

Em Belo Horizonte, 165 alunos fizeram os cursos de pedreiro em alvenaria, calceteiro, almoxarife, auxiliar de escritório, operador de caixa, promotor de vendas e atendente de lanchonete. Em Capitão Enéas, 140 trabalhadores se formaram nos cursos de cortador e costureiro de calçados. Já em Conselheiro Lafaiete, os cursos de eletricista da manutenção industrial, encanador industrial, soldador, operador de carregadeira e de escavadeira atraíram 180 pessoas.

Também foram capacitados 141 novos operadores de telemarketing e garçons em Ituiutaba e 257 novos operadores de telemarketing em Montes Claros. Já em Uberlândia foram capacitados 255 trabalhadores nos cursos de pedreiro em alvenaria, pintor e carpinteiro de obras, operador de telemarketing, bombeiro hidráulico e costureiro de máquina na confecção em série.

Ao todo, 56 municípios foram contemplados com os cursos, que fazem parte do Plano Territorial de Qualificação (PlanTeQ), do Ministério do Trabalho e Emprego, que é executado com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), sob a coordenação da Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego.

PlanTeQ

O PlanTeQ busca atender às demandas por qualificação, levantadas pelas Unidades de Atendimento ao Trabalhador do Sistema Nacional de Emprego (Sine) ou pelas empresas interessadas e setores econômicos. A prioridade é qualificar aqueles que se encontram desempregados. Todo trabalhador pode participar dos cursos, sendo que o público de baixa renda, de menor escolaridade e com maior dificuldade de acesso ao mercado de trabalho tem preferência.
fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário